Em pauta!

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Música, risadas e moe: isso é "K-ON!"...

Isso é "K-ON!".

Fazia muito tempo que uma review de anime não aparecia no "NETOIN!". De fato, longos cinco meses ( quase seis ) se passaram. Mas, depois de tão longa espera, mais um título ganha espaço neste humilde blog.

Trata-se de um anime da segunda temporada de 2009, sendo este do gênero slice-of-life ( tal como o são "Lucky Star", "Hidamari Sketch" e "Sketchbook Full Colors", por exemplo ). A música é o tema central. Carisma não falta ao seu grupo de personagens ( com certa exceção ), e o efeito moe se faz presente em alto nível ( um tanto quanto exagerado em alguns momentos ).

Está na hora de conhecer um pouco sobre este anime...

"K-ON!" e suas garotas chamativas...

A Yui, sempre tão, assim...

O título "K-ON!" possui a música como tema central, tal como já foi citado. Contudo, o anime não fica preso totalmente à isso, pois o seu grupo de personagens não permite isso na totalidade, o que nem de longe é um ponto negativo.

A estória do título é básica, e com ela vem a apresentação de suas personagens de destaque. Após sua iniciação no ensino médio, a Hirasawa Yui ainda não havia entrado em nenhum clube. Extremamente desligada, porém dócil e possuidora de um carisma elevado, a Yui se via abalada com tal anseio...

Não muito diferente dela, a Tainaka Ritsu tentava convencer sua amiga Akiyama Mio à ingressar no clube de música da escola. Enquanto a Ritsu é atrevida e um tanto quanto debochada ( daquelas bem espertinhas ), a Mio é mais centrada e quieta em seu canto ( porém muito medrosa ).

A Ritsu em uma de suas investidas...

Ainda tem a jovem Kotobuki Tsugumi, dotada de uma fala leve e suave, e de modos bem refinados, que está a procura de um clube para ingressar. Contudo, a Tsugumi é muito inocente e, por sua família ter uma situação econômica muito estável, a jovem ainda se espanta com certas coisas básicas do dia-a-dia...

Uma das professoras mais conhecidas da escola é a Yamanaka Sawako, possuidora de uma calma invejável no início do anime ( além de ser muito bonita e inteligente ). Mais para frente, surge a pequena, inquieta e kawai Nakano Azusa.

Completando o grupo, temos a irmã mais nova da Yui, que se chama Hirasawa Ui ( que é o oposto de sua onne-chan nos quesitos responsabilidade e inteligência ). E tem também a melhor amiga da Yui, sendo esta a Manabe Nodoka.

Seguindo um rumo musical...

A Yui quando criança. Nem há muita diferença com a sua atualidade...

Como já se faz possível observar, um clube de música acaba se tornando o alicerce central do anime. Partindo do princípio de um iminente encerramento do clube de música leve ( daí o nome do anime, "K-ON!" ) até o seu final, o anime mostra um pouco de cada personagem.

Interessante notar e se vislumbrar com o quanto que são diferentes as irmãs Yui e Ui, e ao mesmo tempo com o quanto que elas se dão bem. Da mesma forma, é sempre bom deliciar-se com as brincadeiras e zoações por parte da Ritsu, que em sua maioria das vezes tem como alvo a Mio. A meiguice da Tsugumi chega à incomodar, mas não mais do que o desempenho pífio da Sawako ( após o início do anime, a professora seguiu ladeira abaixo, literalmente )

O humor inicial e inocente mostrados em "K-ON!" fazem toda a diferença, alinhados ao forte apelo musical ( contando com um tema de abertura interessante, e um encerramento contagiante ), mostrando todas as dificuldades pelas quais este grupo de garotas acaba passando, não apenas para estabelecer o clube, como também para um algo mais...

Azusa, kawai!

O anime "K-ON!" tinha praticamente tudo para ser o top derradeiro do ano de 2009, se não fosse pelos escorregões que acabou cometendo em seu prosseguimento.

Dentre tais escorregões, a participação da Sawako-sensei pode ser considerada a pior de todas, pois a personagem em questão está no anime apenas para upar freneticamente o apelo moe, que não é de todo ruim, mas que foi explorado demasiadamente em "K-ON!". A Azusa acabou tendo uma participação discreta no anime, dado o momento em que a mesma apareceu.

Recorde-se que foi citado anteriormente que o humor foi um fator de grande importância no início de "K-ON!". Infelizmente, até mesmo tal fator acabou perdendo o seu valor no decorrer do anime...

Objetivamente


Da esquerda para a direita: Azusa, Yui, Ritsu, Mio e Tsugumi.

Mesmo com tais pontos contras citados anteriormente, "K-ON!" superou muitas expectativas. Sua trilha sonora, disparadamente o ponto alto do título, sempre esteve nas paradas de sucesso japonesas, e isso se fazia merecer.

Além disso, o grupo de personagens ( dentro do que se fazia apresentar ) possui um fator de carisma muito elevado ( Yui e Mio, por exemplo ). O efeito moe protagonizado pela Sawako-sensei não tirou todo o brilho do simpático grupo de garotas...

E a palavra "simpática" cai e muito bem para a apresentação visual do anime, onde nota-se que a Kyoto Animation resolveu utilizar do mesmo esquema apresentado em "Lucky Star", com traços mais simples e infantis, mas que abusaram acertadamente das cores fortes, trazendo uma beleza satisfatória e recompensadora.

Sendo assim, "K-ON!" é um anime divertido e bem trabalhado, que ainda assim poderia ter saído um pouco melhor. Por tudo isso, esse anime faz por merecer sua recomendação. Se puder, assiste-o e conheça mais de frente a vida da Yui e de suas amigas do clube de música leve.

[ made in NETOIN! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!