Em pauta!

terça-feira, julho 01, 2008

Em "Lucky Star", tudo se torna passível de risadas...

Um anime curioso e muito divertido. Da esquerda para a direita:
Tsukasa, Konata, Kagami e Miyuki.


Como sempre é enfatizado no início de cada review do "NETOIN!", os animes japoneses existem nos mais variados segmentos, atendendo aos mais variados gostos.

Muitos animes já passaram por este blog, desde alguns do tipo nonsense até os dramas mais sérios. Entretanto, um título em especial conseguiu mostrar-se muito cativante aos olhos de quem escreve este texto.

Este anime possui uma estória definida, mostrando todas as desventuras de uma otaku japonesa e das suas colegas de escola, cada uma com sua própria personalidade, esbanjando criatividade e desenvoltura.

Este anime atende pelo nome de "Lucky Star".

Conhecendo os personagens

O anime traz um pouco da realidade da juventude japonesa.

O anime presenteia quem o assiste com alguns dos personagens mais carismáticos do universo da animação japonesa. Isso sem nenhum exagero.

A jovem Izumi Konata é a personificação do otaku em toda a sua plenitude. Sem exagero algum. Praticamente tudo que ela diz, e as idéias que ela expõe, sempre estão baseadas em um dos vários animes que ela assiste, ou dos mangás que lê, ou dos jogos de video-game que mais gosta. Embora seja preguiçosa e pouco dedicada aos estudos, a Konata é uma boa amiga. No entanto, tem alguém que sempre rebate as suas idéias e seu raciocínio.

A encarregada de fazer o papel descrito acima é a Hiiragi Kagami. É uma garota séria, comprometida com os estudos, que gosta de video-game. No entanto, ela gosta de um tipo de jogo que poucos ao seu redor gostam ( light-novels ). Ela sempre dá indiretas para a Konata, principalmente no que se refere à sua preguiça e falta de vontade de estudar. A Kagami possui uma irmã gêmea, que é o oposto de sua personalidade.

Konata e Kagami. Apesar das diferenças, se entendem bem.

A irmã gêmea da Kagami é a Hiiragi Tsukasa. Uma garota bobinha, esquecida, descuidada com os seus pertences e pouco estudiosa. Todas essas características valem sermões da Kagami, quase constantes. Porém a Tsukasa é uma boa amiga, prestativa, cozinha muito bem e suporta até os momentos de maior manifestação otaku por parte da Konata.

Esse grupo ainda é composto por uma garota bonita, de dotes físicos evoluídos ( desculpe-me ), que possui uma dicção invejável e muito inteligente. Essas características pertencem à Takara Miyuki. Contudo, ela consegue ser tão desligada quanto a Tsukasa, e um tanto quanto infantil em certas ocasiões.

O plantel aumenta no decorrer do anime, aparecendo mais garotas que podem se assimilar rapidamente à personalidades como a da Konata, ou de uma de suas amigas.

O que não falta neste anime é criatividade

Esta cena não é estranha...

O anime "Lucky Star" se sobressai à muitos títulos de seu gênero por usar e abusar da criatividade. Durante toda a seqüência deste anime, os fatos da vida real ( japonesa, para bem frisar ) são mostrados de uma maneira interessante de se ver, e muito fáceis de se interpretar.

Alusões à outros animes são uma constante em "Lucky Star". Um dos títulos que mais são lembrandos neste anime é "Suzumiya Haruhi no Yuuutsu", que foi produzido pelo estúdio de "Lucky Star", o Kyoto Animation ( também responsável por pesos-pesados como "Kanon2006" e "Clannad" ). No entanto, vários são os títulos lembrados neste anime. E a forma como a Konata os usa para definir a sua forma de pensar ( entre outras coisas ), é algo de imenso capricho e muito hilário de se ver em várias oportunidades.

A Haruhi diz: "Compre cinco de cada vez!"...

A Kagami possui um papel todo crucial neste anime. Como já foi frisado, ela é quem dá as indiretas na Konata. Entretanto, apesar de ser clichê, tornou-se uma característica muito bem-vinda e apreciável para este título. As frases de efeito ( e de moral ) que a Kagami usa são diretas e objetivas, mostrando claramente aquilo que pensa.

A trilha sonora não é de grande impacto, mas aparece no momento adequado. E a simplicidade desta trilha dá um apelo especial para "Lucky Star", que é possuidor de um traço simples e caprichado.

Será!? Finalmente, uma compra da Konata nesta loja!?

As passagens do "Lucky Channel" no final de cada capítulo, e do encerramento do anime à partir do episódio #13, são muito interessantes. Soma-se à isso também os contos da policial que visita a Konata com freqüência, a forma de pensar do pai da otaku em questão ( que é um otaku também ), e a força e perseverança que os funcionários de uma loja de artigos de fãs de anime e mangá possuem para que a Konata compre algo deles quando vai até lá.

Objetivamente

A turma reunida.

Este anime pode prender facilmente a atenção de quem o assiste, sem grandes esforços ou recorrendo à certos métodos apelativos para tanto. Isto se deve a sua qualidade, alinhada ao seu alto nível de criatividade, esbanjando carisma de seus personagens.

Talvez seja pelos fatores aqui mencionados ( e muitos outros ), que "Lucky Star" tenha sido eleito pelos japoneses como um dos melhores animes de 2007, sem falar na Konata que aparece facilmente entre os principais personagens de animes do referido ano.

Por tudo isso, "Lucky Star" pode ganhar sua admiração. Anime mais do que recomendado.

[ made in NETOIN! ]

2 comentários:

  1. Lucky Star é realmente muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tô começando a assistir Lucky.
    Vi Azumanga e pelo que pesquisei Lucky é um estilo semelhante então, vamos ver onde vai dar!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!