Em pauta!

domingo, julho 27, 2008

Divertimento total é com a turma de "Azumanga Daioh"!

Uma turma mais do que divertida...

É muito comum os animes fazerem sucesso, e possuírem uma verdadeira legião de fãs, por apresentarem personagens poderosos, estórias dramáticas ou a união destas duas características. Entretanto, esta não é necessariamente uma regra à ser seguida...

Uma estória simples, com personagens simples, e de estória voltada totalmente para o cotidiano ( salvo algumas exceções ), pode fazer sucesso. O anime "Lucky Star" é um bom exemplo. Contudo, um anime de 2002 seguiu as idéias mostradas no início deste parágrafo, e conseguiu o merecido reconhecimento e sucesso.

À partir de agora, será desbravado um pouco do universo de um interessante e cativante anime, chamado "Azumanga Daioh".

Simplicidade certeira!

Alguém aqui tentou aprontar e não foi muito feliz...

Tudo pode começar pelo título do criador deste anime, que nada mais é que uma espécie de homenagem. À rigor, o nome "Azumanga" provém da junção do nome do autor da série - Azuma - com a palavra mangá. E "Daioh" provém do nome da revista na qual a estória em questão era publicada.

Todo o contexto deste anime é focado no cotidiano de colegiais e de professores de uma escola japonesa. E a palavra "cotidiano" é realmente muito bem impregnada neste título.

Alegrias, frustrações, sonhos, desejos, vontades, e tudo que se possa imaginar dentro do dia-a-dia de pessoas normais são retratados em "Azumanga Daioh", onde tudo pode se resumir a uma única palavra: diversão.

As professoras Minamo ( dir ) e Yukari ( esq ): mentalidades muito diferenciadas...

O intuito maior do anime é prender quem o assiste apenas pela diversão por este título apresentada, e isso é feito com indiscutível e total categoria. Personagens com mentalidades diferenciadas, comportamentos e modos de ser até bem peculiares fazem a festa em "Azumanga Daioh".

Esses personagens...

Ande com um grupo destes sem dar uma risada se quer...

Falar dos principais personagens deste anime é uma tarefa das mais interessantes, dado o tamanho do carisma que cada um deles demonstra ao longo da série.

Possivelmente, a pequena Mihama Chiyo seja o símbolo deste anime. Uma rica garota de dez anos de idade que, por ser superdotada, obteve o direito de antecipar alguns anos e cursar o segundo grau. Mas ela não usa isso para ser arrogante, ao contrário: ela é delicada, esforçada e muito amável com todos ao seu redor. É mais conhecida como Chiyo-chan.

A Takino Tomo é o oposto da Chiyo-chan em muitos aspectos. A Tomo é uma garota energética, que não sabe a hora de ficar quieta, e que não gosta de estudar. Não é de fazer pouco caso de alguém, mas sempre que se dá uma brecha ela aproveita a chance e "solta o verbo". Ela adora aborrecer uma pessoa em especial...

Da esquerda para a direita: Koyomi, Tomo e Ayumu.

A Mizukara Koyomi é o alvo preferido das gozações da Tomo. É uma garota inteligente, que no anime possui o papel de intermediar as piadas que ocorrem com freqüência. Uma boa amiga,mas que não se sente satisfeita com o seu peso, fator este que lhe vale as farpas de tiração de sarro por parte da Tomo. É mais conhecida como "Yomi", um apelido.

Não menos importante, a Kasuga Ayumu é uma das mais interessantes personagens deste anime. Trata-se de uma garota muito amiga e prestativa, mas que possui uma linha de raciocínio muito diferenciada das demais. É muito esquecida, e dorme muito durante as aulas. Seu rosto fixo para algum ponto com um sorriso alegre estampado é a sua marca registrada. É conhecida por "Osaka", apelido que lhe foi atribuido por vir da cidade de mesmo nome.

Uma garota alta, inteligente, atlética e muito bonita. Estas atribuições pertencem à jovem Sakaki, que também possui uma fala suave. É uma adoradora compulsiva por coisas fofas, especialmente em se tratando de animais, como os gatos. Porém, os gatos não gostam muito dela, sendo sempre vítima de mordidas por parte de um gato em especial. Uma jovem chamada Kaorin possui uma certa "paixão" pela Sakaki, sempre ficando sem jeito ao estar do lado dela...

Os olhares da "Osaka", da Chiyo-chan e da Sakaki... Transmitem algo!?

A Sakaki passa à ter uma rival no segmento do anime. Esta rival é uma jovem chamada Kagura, que é muito atlética. Porém, ela não é inteligente como a Sakaki. No entanto, é uma adoradora da prática esportiva, e sempre que pode chama a Sakaki para uma disputa, vendo nela uma rival à ser batida. É uma boa amiga.

Os professores são muito diferentes. A Tanizaki Yukari não é o modelo perfeito de um adulto, isso em muitos aspectos, senso ela a professora de inglês. A Yukari sempre que pode discute com a Kurosawa Minamo, que é a professora de Educação Física, muito centrada e dedicada. E o professor de Literatura, chamado de Kimura, possui um comportamento muito suspeito, sempre tentando ver as garotas com roupas de baixo, ou causando as mais hilárias das situações presentes no anime.

O fluxo

O Kimura-sensei: hilário...

Tudo que já foi escrito sobre os principais personagens de "Azumanga Daioh" remete diretamente ao propósito único e derradeiro do anime, que é a simples e pura diversão.

Entretanto, ao se acompanhar delicadamente o anime, nota-se o fluxo dele, apontando para todo um período de segundo grau, onde todos os personagens já apresentados ( e mais alguns outros ) se envolvem nas mais variadas situações, proporcionando uma experiência alegre e muito interessante para quem assistir à este título.

A Chiyo-chan fantasiada de pingüim: kawai!

Assistir à este anime pode significar o mesmo que saber um pouco mais sobre a vida estudantil no Japão, contudo usando-se de uma visão e de um protocolo mais voltados para a comédia.

Objetivamente

O olhar sempre fixo da Sakaki, e o rosto inconfundível e alegre da "Osaka"...

O título "Azumanga Daioh" é um belo exemplo de que, estórias simples com personagens cativantes e carismáticos, é uma combinação que pode resultar em um grande sucesso. O humor descomplicado é o principal alicerce deste anime.

Os traços são simples, mesmo em se tratando de um anime de 2002. Os efeitos sonoros combinam perfeitamente, sendo estes também muito simples. As músicas seguem a mesma linha dos efeitos sonoros.

O título, tal como apresentado, é digno de elogios, e de total apreço de quem o assistir. Assim sendo, o anime "Azumanga Daioh" é altamente recomendado!

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Saiba mais de "Azumanga Daioh":
* no site "Anime News Network";
* no site "jcstaff.co.jp";
* no site da "Mediaworks".

6 comentários:

  1. Oii desculpe pelo atraso
    ainda está intereçado em fazer parceria
    como meu blog Espaço Otaku?
    qualquer coisa tah aki o e-mail para contato
    espaco-otaku@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Comentando atrasado essa postagem. Estou ainda no episódio 8 de Azumanga Daioh, mas já posso concordar com quase tudo que você disse Carlírio. Apenas acho que a personagem mais carismática do anime é a "Osaka". A expressão de rosto dela é hilária, bem cara da personagem em questão, meio lerda e desligada. De resto, estou impressionado por não ter visto o anime antes, porém faz sentido considerando que comecei a ver animes diferentes a pouco tempo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!Vc conseguiu fazer uma boa review desse anime , mesmo ele não tendo uma "história", esse anime é muito hilário!

    ResponderExcluir
  4. Eu amoooo esse anime *_*

    Muito boa a review ^^

    Queria fazer parceria com o blog

    Beijos, natsume
    http://yumeforever.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, muito legal seus comentários a respeito deste anime e o fato de ter feito uma descrição dos principais personagens é ótimo. Esse professor parece realmente engraçado, só de ler o que vocÊ disse já me peguei sorrindo. ^_^

    ResponderExcluir
  6. Saudações à todos.

    Roberta, esse professor, na verdade, é muito estranho. Ele é detentor de um comportamento muito suspeito. porém, nunca fez mal a ninguém...

    E sobre ele ser engraçado: isso é uma grande verdade, pode ter certeza.

    Até mais!

    OBS: agradecido à todos pelos comentários!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!