Em pauta!

domingo, outubro 09, 2011

Análises em Geral - parte #38: temporada de outubro com Shakugan no Shana e Tamayura...

Fotografias: muito comuns em Tamayura ~hitotose~.

Faz mais de duas semanas que o NETOIN! apresentou para você, visitante, as principais indicações de animes para a temporada de outubro'2011 ( veja o texto clicando aqui ). Foram cinco os títulos citados, onde apenas um deles ainda não se fez aparecer ( até o encerramento desta postagem ).

Este humilde blogueiro sentiu-se muito satisfeito com o que viu, dentre os animes citados em tal postagem. Todos eles, em si, mostraram um ótimo trabalho, estando dentro daquilo que se propuseram à trazer aos seus tele espectadores.

Nesta postagem, dois destes animes serão brevemente analisados. São de gêneros diferentes para melhorar a dinâmica do texto. Para tanto, Tamayura ~hitotose~ e Shakugan no Shana III Final foram os escolhidos.

Calmaria e fotos em Tamayura ~hitiotose~

Potte e sua rotina em tentar fotografar o Momoneko-sama.

O anime que pode ser definido como um dos melhores slice-of-life do ano de 2011. Isto se tal título não acabar sendo o melhor dentro de seu gênero, dada a simplicidade de sua história e o extremo fator carisma mostrado por suas personagens.

A frase acima descreve honrosamente o anime Tamayura ~hitotose~. A review dos OVA's desta série ( clique aqui para ver o texto ) dá uma bela dimensão sobre o que esta obra animada tem à oferecer onde, diga-se de passagem, é algo para se levar em consideração.

Com o tema centrado na pequena e simpática Potte e sua paixão pela fotografia, Tamayura ~hitotose~ iniciou a sua série televisiva mostrando mais um pouco do dia a dia da citada personagem e de suas amigas.

Deve-se levar em consideração um importante fator, sobre a história mostrada já no primeiro episódio: haverá uma linha de prosseguimento, tratada de acordo com o que foi mostrado nos OVA's, e aparentemente procurando esclarecer alguns pontos mostrados nos referidos OVA's.

No que diz respeito à arte, apresentação e sons, Tamayura ~hitotose~ deve manter, ao longo da série, o bom trabalho mostrado nos OVA's. Isto porque o primeiro episódio manteve tais características, fazendo com que a experiência em assistir à esta obra permanecesse positiva.

Se você está à procura de um slice-of-life simples e carismático, este poderá ser o anime que procuras.

Em Shakugan no Shana III Final, o início teve valor

A Shana, feliz na véspera de Natal...

As aventuras da Flame Haze Shana na cidade de Misaki, em sua busca para derrotar os Tomogaras que ameaçam o equilíbrio natural da Terra, chegou em sua reta final. Com previsão de encerramento para março'2012, Shakugan no Shana III Final veio para honrar o nome da série, ao mesmo passo que tenta fazer com que o mostrado na segunda temporada ( especialmente na primeira metade da mesma ) fique um tanto para trás.

O primeiro episódio da nova e derradeira série de Shana e companhia mostrou um fato muito interessante: o Mistess ( que é um Torch - objeto temporário para auxiliar no equilíbrio da existência na Terra - com um tesouro escondido no seu interior ) Sakai Yuuji não mais existe. À princípio, dá-se a entender que o Yuuji perdeu todo o poder de existência que possuía mas, na verdade, isso parece ficar apenas na impressão inicial.

O que se nota com grande facilidade neste início de série é que tudo deverá ficar, teoricamente, relacionado ao desaparecimento de Sakai Yuuji do convívio normal na Terra. A Shana sente a sua ausência, bem como a jovem Yoshida Kazumi que, apesar de ser uma humana normal, possui um talismã que lhe permite "ver o mundo como ele realmente é".

... contrasta totalmente com o Sakai Yuuji, que está muito diferente.

Em nenhum momento se faz explicar o porque do sumiço do Yuuji ( por mais que se faça entender que o próprio Mistess escolheu seu caminho à seguir ), muito embora a própria abertura do anime deixe bem claro o que está para ser mostrado. Além disso, todo o grupo conhecido dá as caras neste episódio inicial, dando a entender que a história em Shakugan no Shana III Final seguirá por um contexto diferenciado ( não apenas em comparação com a série predecessora, como também com a primeira ).

Se havia alguma dúvida sobre o visual do anime, o que se nota é um capricho muito acima do que foi mostrado na temporada anterior do mesmo. Os efeitos sonoros são aqueles já conhecidos de quem segue o anime. O tema de abertura é muito interessante, porém o de encerramento para estar um degrau acima no fator imersão à obra.

Para este humilde blogueiro, Shakugan no Shana III Final iniciou-se da forma como se fazia esperar, e a expectativa para o anime continua em alta. Aparentemente o prosseguimento revelará surpresas interessantes, mas a ação propriamente dita deverá ( na teoria ) demorar um pouco para aparecer...

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse os sites oficiais:
* Tamayura ~hitotose~: aqui;
*
Shakugan no Shana III Final: aqui.

2 comentários:

  1. Adorei Tamayura, uma mistura de Hana-Iro com K-on!

    ResponderExcluir
  2. Carlírio, adorei o post.

    Você está quase me convencendo a assistir Tamayura ~hitotose. Melhor Slice do ano? Se o anime for tudo isso mesmo, eu preciso assistir.

    Quanto a Shana, estou gostando e tomara que continue numa crescente. Obviamente, o Yuji já já vai dar as caras, para a sua tristeza, né Carlírio? Hehehe

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!