Em pauta!

quarta-feira, junho 08, 2011

Desespero é a palavra de ordem em Sayonara Zetsubou Sensei!


Animes com uma temática mais séria existem, sendo este um fato até fácil de se deduzir . Geralmente, são títulos que retratam alguma passagem histórica, uma pessoa em especial ou então algum evento que marcou uma geração.

Contudo, o anime no qual será comentado neste momento extravasa um pouco neste sentido. Em cartaz, um título que aborda a realidade com um conceito humorístico bem interessante, na companhia de personagens extremamente peculiares, onde cada um deles representa um pouco do comportamento humano. Em resumo, uma ótima crítica social.

Amigo visitante, esteja convidado à conhecer um pouco sobre o anime Sayonara Zetsubou Sensei.

"Zetsuboushita!"


Otonashi Meru e Itsohiki Nozomu estão a se comunicar por e-mail.

Ao se fazer a tradução do nome do anime Sayonara Zetsubou Sensei, o mesmo poderá ficar em algo muito próximo a "Adeus Professor Desesperado", sendo esta uma nomenclatura extremamente sugestiva. Dado o significado do nome deste título, fica fácil deduzir o que se espera ao assisti-lo.

Em Sayonara Zetsubou Sensei, você é o convidado para ver um pouco do cotidiano de uma pessoa extremamente negativa. O fato é que esta forma de viver vem a ser tão forte que, para esta pessoa, cogitar a própria morte como a solução de seus problemas é algo muito normal. Este é o professor Itsohiki Nozomu.

Entretanto, após conhecer uma jovem extremamente positiva, ao nível de conseguir ver coisas boas até na pior das ocasiões, Nozomu acaba entrando ainda mais em franco desespero , o que é algo bem comum para ele. Esta jovem atende pelo nome de Fuura Kafura. Para o Nozomu, todavia, uma verdadeira reviravolta passará a ocorrer na sua vida a partir de então.

Isso é uma cena da abertura do anime, certo!?

Notável ver a balança que é criada, já no primeiro encontro entre Nozomu e Kafura, por questão de suas personalidades tão opostas. O que vem à seguir é uma bola de neve aparentemente sem fim, onde os dois tentam justificar de toda e qualquer forma os seus interessantes pontos de vista, encabeçados respectivamente pelo negativismo e pelo excesso de pensamento positivo. E este é apenas o início da citada reviravolta.

O prosseguimento da vida de Nozomu se dá na escola e, para a sua surpresa a Kafura é uma de suas alunas. Aliás, todos os presentes na classe possuem um comportamento extravagante, onde não há como um ser minimamente igual ao outro.

Nesse ambiente tão "irreverente", personalidades únicas convivem no mesmo espaço de uma forma aparentemente pacífica. Porém, esta tranquilidade deixa de existir quando um acaba pisando no calo do outro, literalmente.

"Estou desesperado!"


Kimura Kaere, em transe após denegrir os japoneses: o que é isso tudo!?

O grupo de alunos da sala, tal como citado anteriormente, é simplesmente irresistível. Fujiyoshi Harumi é a otame do lugar, obcecada por mangás de uma certa temática. A Tsunetsuki Matoi é um tipo de stalker, uma pessoa que persegue ardorosamente uma outra pessoa. Já a Kimori Kiri é uma hikikomori. A Otonashi Meru não fala por opção/convicção, se comunicando apenas por e-mail e fazendo a caveira de todos com o aparelho celular. Por sua vez, a Kobushi Abiru adora animais, mais precisamente a cauda deles.

A Kimura Kaere é uma estrangeira com nome japonês, que vê motivos para berros e processos em quase tudo. A Hitou Nami é uma garota comum, sem nenhum atrativo especial em seu comportamental. Entretanto, a Kitsu Chiri não é muito comum, pois vê com seriedade demais o todo à sua volta com a mínima distinção entre o certo e o errado. Isto, claro, sem citar as outras personagens deste anime.

Coloque-se no lugar do professor Nozomu, com um grupo deste naipe para cuidar. Provavelmente, o desespero veio à tona para você. Até porque, o próprio professor possui um comportamento excêntrico. Mas tudo isso enriquece a obra, pois todas as facetas aqui citadas formam um ambiente mais do que propício para uma crítica social ajustada, onde cada um destes personagens contribuem muito para mostrar o quão dolorosa pode ser encarada a sociedade atual.

A Chiri, ao concordar com algo, fica satisfeita. Porém, o contrário também ocorre.

Em si, o anime mostra alguns dos contrastes existentes no Japão moderno. Isso é incentivado por diferentes linhas de raciocínio, usando e abusando do humor crítico e social. Não são poucas as passagens em que citações ao comportamento da sociedade são feitos, de uma forma que se encaixa muito bem com os personagens de apoio.

A frase "estou desesperado!", tantas e tantas vezes entoada pelo professor Nozomu, possui uma razão única de existir, e se torna facilmente um símbolo do anime. Por menor que seja a razão, ou por mais irrelevante que seja o problema, o Nozomu sempre vê motivos para desistir de sua própria vida. Isso vem à mostrar o quanto que o personagem se sente desprotegido e privado do sentimento de seguir em frente.

Para se notar isso, deve-se entender a ideia que o anime quer passar. O humor ácido não é bem visto por todos, mas é o ideal para a proposta de Sayonara Zetsubou Sensei. As citações à sociedade japonesa são visíveis, inclusive algumas delas podem ser aplicadas à sociedade brasileira. Trata-se de um título que, de forma bem interessante, força quem o assiste a muito pensar.

Objetivamente


Otonashi Meru: sua aparente timidez que esconde um comportamento bem diferente...

O anime Sayonara Zetsubou Sensei ganha créditos o bastante pela sua proposta lançada e, principalmente, pelo modo como executou a passagem da mesma. Seus personagens, por mais que sejam tão únicos, cativam e deixam às claras tal objetivo.

Contudo, no ponto de vista de minha pessoa, o anime deixa um pouco a desejar em sua parte técnica. Os traços são pouco caprichados, principalmente ao se levar em consideração a época de sua produção, sendo esta o ano de 2007, ao mesmo tempo no qual a obra ganha pontos justamente por isto. O mesmo pode ser aplicado ao seu fundo musical e demais efeitos sonoros. Porém, os temas de abertura e de encerramento são interessantes e chamam positivamente a atenção.

É curioso notar que o citado sobre a parte técnica de Sayonara Zetsubou Sensei não venha à ser considerado como um demérito. Tudo, em absoluto, combina agradavelmente no anime, e isso merece ser destacado.

Entretanto, se você não tem ou não anseia em possuir o mínimo de conhecimento sobre o Japão, melhor não assistir ao anime. Neste título existem muitas passagens de reflexão sobre a sociedade japonesa, o que talvez possa não lhe ser um ponto de atenção.

Por outro lado, o anime proporciona uma experiência muito positiva, pois em várias ocasiões acaba forçando quem o assiste à pensar sobre diversas questões sociais e culturais. Em várias de suas passagens as risadas são quase inevitáveis, ao mesmo passo em que você pode até sentir algum constrangimento em um evento "x", ou até raiva em um evento "y".

Por tudo aqui descrito, Sayonara Zetsubou Sensei é um anime que merece ser recomendado!

[adaptação de postagem original presente no antigo projeto Kotatsu Shinbun]

6 comentários:

  1. ZETSUBOU SHITA!!!!!!!! ESSA SOCIEDADE QUE....ZETSUBOU SHITAAAAA!!

    Uma das frases mais memoráveis que já assisti num anime, e muito da força dela está na competente dublagem. Eu realmente sinto o desesper odo personagem uuahauha. O desespero do diretor no último (ou penúltimo?) ep da primeira temporada é memorável...

    Curti muito a primeira temporada (estou iniciando a segunda que, por enquanto, não está no mesmo nível). Infelizmente é um anime de humor tipicamente japonês, logo, não conseguimos entender muitas das referências, citações...é uma obra obrigatoriamente subaproveitada por alguém que não esteja inserido na sociedade japonesa.

    E que fique claro para os que não assistiram, o desespero do professor é caricato, o anime é de humor. Não esperem um Evangelion para se desesperarem juntos. Aliás, genial as citações nos primeiros episódios..."e se eu tivesse morrido?"

    O primeiro episódio é fantástico, de uma beleza estética que me atraiu muito.
    Particularmente não acho o anime tecnicamente fraco, não sei se é estilo do diretor ou falta de recursos, mas ele compensa isso de modo bastante inteligente. Adoro quando alguém sai da mesmice atual de cores superestouradas.

    Recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente review Carlírio, completa em todos os sentidos. Com certeza, quem ler ficará profundamente interessado devido aos pontos que você destacou, além de estar uma leitura muito agradável. Agora deu uma vontade forte de rever alguns episódios huahuauhaa XD

    ResponderExcluir
  3. Saudações

    *Kauê:
    Tudo que escreveste reflete a verdade. "Sayonara Zetsubou Sensei" não é um tipo de anime que todos entenderão facilmente.

    O que conta positivamente para este anime são os seus personagens, ou melhor, as facetas deles.

    Agradeço o [@thiago3t] que me indicou o anime na saudosa época do "Kotatsu Shinbun".

    *Roberta Caroline:
    Que bom que gostaste do texto. Tive certo receio, pelo fato desta review ter sido "enquadrada" dentro da perspectiva do "NETOIN!" e que, geralmente, fazer upgrades em textos anteriormente publicados é algo que acaba sendo, na maioria das vezes, bem desanimador.

    Ainda bem que não foi o caso desta review.


    Grato aos dois pela visita e pelos comentários.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Olá Neto,lembara-se de mim o Marlon?

    Realmente a sua descrição do enredo de Sayonara Zetsubou Sensei ficou excelente!
    Já assisti três vezes o Anime e ele ainda me surpreende.Sem falar nas aberturas e nos encerramentos totalmente psicodélicos.Enfim,me recomendaram para assistir e agora eu recomendo para todo mundo que conheço.Embora algumas partes demorem a ser compreendidas, as risadas e o non sense do Anime são incríveis.valeu a pena ter assistido!!

    ResponderExcluir
  5. Saudações

    *Hã... dã?:
    Como está, grande Marlon? Espero que esteja tudo bem contigo.

    De fato, "Sayonara Zetsubou Sensei" é mesmo um grande anime, que merece ser visto e recomendado.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  6. Que resenha bem escrita.Ainda estou no episódio 2 mas fiquei curioso então procurei algo pra me ajudar a entender do que se trata esse anime, e a sua resenha Carlírio, cumpriu esse papel ^^

    Até agora eu saquei duas coisas, o anime é uma comédia maluca típica dos japoneses e que retrata personagens que se baseiam em problemas sociais do Japão(só achei o termo certo depois de ler sua resenha-q) essa ideia é simplesmente fantástica, eu nunca imaginei algo assim em uma comédia lol.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!