Em pauta!

sábado, março 29, 2008

O filme de "Clannad" é muito interessante!

Nagisa e o seu sorriso inconfundível...

Sempre que você se depara com um anime que possui variantes entre série de TV e filme ( às vezes incluindo-se nisso os OVA's ), deve-se esperar teoricamente por diferenças, na maioria dos casos bem acentuadas. O filme de "Clannad" segue este retrospecto, lançando para quem o assiste um ultra-resumo da estória do game do título.

Quando exibido no último quadrimestre de 2007 nos cinemas japoneses, este filme deixou a sua impressão. Talvez o fato possa ser atribuído ao modo como a estória foi tratada neste trabalho. Para agradar ou desagradar, irá depender muito do ponto de vista de quem assistiu à esse filme, podendo inclusive levar em consideração os conhecimentos sobre "Clannad" de quem o assistiu para a formalização de uma opinião mais aguçada.

A estória e os personagens

Okazaki Tomoya e Furukawa Nagisa.

No filme de "Clannad" a estória é fixada em dois personagens, sendo eles o "delinqüente" Okazaki Tomoya e a carismática Furukawa Nagisa. As diferenças com relação à série de TV são muitas, porém serão detalhadas mais tarde.

Tomoya e Nagisa se conhecem no caminho para a escola. Embora pareça estranho, Nagisa acompanha Tomoya mesmo sem o total consentimento do rapaz, que se mostrava relutante. E assim prosseguiu por alguns dias.

O filme, à partir deste ponto, mostra a convivência e um pouco do dia-a-dia do Tomoya e da Nagisa na escola. Ela não possui amigos e aparentemente ele possui apenas um, sendo este o irredutível Youhei Sunohara. A vontade da Nagisa em abrir um clube de teatro, bem como a negação para o mesmo vindo do conselho estudantil, fez Sunohara aparecer em seu "melhor estilo"...

A Sakagami Tomoyo é candidata à presidente do conselho estudantil, tendo a Fujibayashi Kyou como a sua maior aliada. O jovem Yoshino Yusuke e a Kouko Ybuki se fazem presentes. Aliás, a Ybuki dá uma "bela lição" no Sunohara em determinado momento...

Akio e Sanae: felizes ao extremo...

O sentimento entre o Tomoya e a Nagisa começa à intensificar-se quando o rapaz conhece os pais da jovem, sendo estes a bela Furukawa Sanae e o brincalhão Furukawa Akio. No entanto, os dramas da vida pessoal do Tomoya são mostrados no filme, inclusive a agressão que ele sofreu de seu pai, o que lhe custou uma promissora vida dentro da prática do basquete. E tal drama comove profundamente a Nagisa...

Nagisa consegue abrir o clube de teatro e apresenta-se notavelmente no festival da escola. Tomoya vê na peça apresentada pela jovem todo o processo de sua vida até aquele momento, e uma passagem desta peça lhe foi marcante o suficiente. Marcante ao ponto de ele, Tomoya, ali fazer abertamente uma coisa que nem a própria Nagisa poderia esperar.

Nagisa feliz ao cantar o tema da "Grande Família Dango": Tomoya e Sunohara ficam muito surpresos...

Para não intensificar em um spoiler ainda maior, pode-se resumir a estória do filme como sendo algo além de um ultra-resumo de todo o roteiro por trás do título "Clannad": o filme mostra uma afeição tímida, que dá lugar a uma amizade, que intensifica-se em um sentimento ainda maior, tragado por uma ocorrência trágica...

Os traços: melhoras com relação ao filme de "Air"...

A arte apresentada no filme leva diretamente a um sentimento puramente nostálgico.

O pai da Nagisa e toda a sua simpatia com relação ao Okazaki.

Para quem assistiu, deve imaginar que tal sentimento trata-se do anime "Kanon" original, de 2002. Como o filme de "Clannad" e a referida série de TV de "Kanon" foram feitos pela Toei Animation, o sentimento nostálgico tem nesse ponto a sua justificativa. Os traços dos persoangens são bem parecidos, embora bem melhor trabalhados e elaborados no filme.

O filme de "Clannad" é também melhor que um trabalho anterior da Toei Animation: o filme de "Air". Tratando-se especificamente deste caso, tanto a estória quanto a animação sobressaíram-se no filme de "Clannad", muito embora o filme de "Air" tenha mostrado algumas coisas que passaram de forma desapercebida na série de TV de "Air"...

As diferenças com a série de TV de "Clannad"

O filme, embora seja bom, perde em diversos quesitos para a série de TV.

Quando fala-se em animação, nota-se toda a arte e trabalho apresentados pela Kyoto Animation. Desde "Air TV" a Kyoto melhora passo a passo, apresentando animes com uma qualidade equiparável apenas a de outras empresas do ramo, responsáveis por títulos como "Chobits" e "Ef - A Tale of Memories" por exemplo. O filme, feito sob as asas da Toei Animation, mostra um trabalho muito bem feito, porém ( não desmerecendo a Toei ) distante do apresentado pela empresa citada no início deste parágrafo com relação à série de TV.

Nagisa e todo seu potencial para o teatro...

No que vem a se tratar da estória apresentada, não se pode haver "mocinhos e bandidos", pois cada qual tem o seu próprio meio de mostrar o universo do título "Clannad". Uma série de TV pode mostrar mais fatos do que um filme, ainda mais quando o propósito do filme é aparentemente o mesmo da série de TV. Em si, o filme apresentou em bom tom a estória de "Clannad", pecando no fator "spoiler" do mesmo...

O trabalho apresentando sobre os personagens possui suas variantes. A série de TV mostra e relata bem cada um deles. O filme destaca amplamente o casal já conhecido, trazendo alguns para apoio, e ignorando em sua totalidade ( ou parcialidade ) a existência de outros.

Objetivamente

O pessoal reunido: qual a razão deste abatimento, Okazaki?

O filme, dentro do propósito ao qual se propõe, consegue se sair bem. Os prós e contras aqui mostrados são normais e até certo ponto naturais, pois não se podia esperar que o filme apresentasse todos os arquétipos mostrados na série de TV.

Com isso, o filme de "Clannad" pode ser uma boa pedida. Recomendado!

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse texto mostra apenas uma impressão pessoal sobre o filme de "Clannad".
Site do filme de "Clannad": acesse aqui.

16 comentários:

  1. Concordo em muito com o que você disse Carlirio. A verdade que nem esperava tanto desse filme, mas me surpreendi um pouco. Gostei do tratamento que a Toei deu para o After Story, como essa é a parte mais interessante do jogo, acho que eles fizeram bem em abordar esse ponto. Tudo bem que ainda perde bastante pro anime, mas mesmo assim... A animação tem seus pontos positivos também. Os traços dos personagens são mais feios, porém os efeitos de iluminação ficaram bem legais, e é algo que não se ve na versão animada. A trilha eu também não acho que decepcionou, ficou bem original eles terem criado algumas músicas novas e remixado outras. No fim o Clannad do Kyoto Animation ainda é melhor, mas a menos esse filme também tem seus pontos positivos. Em números penso que um 6,5 é uma boa nota (pode parecer pouco, mas isso quer dizer que o anime está um pouco acima da média). Já a primeira temporada de Clannad mereceria um 8,0. Infelizmente não superou Kanon 2, a menos não pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Leandro.

    "Kanon 2006" foi melhor que "Clannad" em minha opinião também.

    Como você frisou, enfatizei neste texto o modo como a Toei tratou o filme, tratou tudo que se cerca ao redor do título "Clannad". A nota que você deu para este movie é mais ou menos a menos que eu dou para ele.

    Grato pela sua atenção, amigo.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Ei, queria saber se o Okasaki Tomoya é realmente irmão do Yoshino Yusuke, porque em uma parte do filme o Yoshino chama o pai do Tomoya de "pai"...(pelo menos foi o q apareceu na legenda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Este tipo de relacionamento não existe entre os dois...

      Até mais!

      Excluir
  4. Me interessei bastante por esse anime, vou colocar disponivel para download no meu site.

    ResponderExcluir
  5. Putz,desanimei de ver só de saber que mudaram a história,o traço,a lógica e,principalmente,A PERSONALIDADE DOS PERSONAGENS.
    Sério,não me importo com o roteiro,mas mudar os personagens de Clannad,um dos melhores animes nesse quesito,é,no mínimo,motivo pra levar uma surra.Não querendo ser hater ou troll,pois respeito a opinião de quem gostou e até entendo o ponto de vista do autor da review,mas sinceramente,não me levem a mal,mas se forem fazer um ramake de um anime em filme que melhorem ele em algum asecto,já que ele vai ser bem menos detalhado que a série de tv,tal como aconteceu em Evangelion e Macross Frontier,não inventem uma história paralela e coloquem um traço grotesco e forçado.

    Enfim,é isso que eu acho.Não assisti o filme,nem quero assistir,mas quem quiser,veja e tenha suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Calma, M.N...^^
      Este filme foi lançado em fevereiro de 2008, enquanto prosseguia a primeira temporada de Clannad. Realmente, ele possui inúmeras diferenças visuais com as séries televisivas feitas pela KyoAni, gerando um ponto negativo de muitos internet afora (embora seja o melhor trabalho da Toei, ao meu ver, com uma obra da Key).

      Na questão da história, o filme faz um resumo total da série Clannad, como um todo. As passagens não ficaram tão corridas, mas o carisma de alguns personagens se perdeu. Basta ter a Ichinose Kotomi como modelo...

      As séries televisivas estão anos luz à frente do filme de Clannad, mas o mesmo não é ruim. E acredite, M.N, seu ponto de vista é o mesmo da maioria das pessoas.

      E não te preocuopes, pois a área de comentários está aí para isso: que deixes a sua opinião.^^

      Até mais!

      Excluir
  6. Clannad certamente entra no hall dos melhores animes do gênero.Com personagens carismaticos e estórias individuais muito bem trabalhadas que acaba por envolver o telespectador durante o desenrolar da trama.Em after story emocionará muitos daqueles que acompanharam a trama desde seu inicio, além de contar com um desfecho que somentes aqueles que notaram certos elementos no decorrer da série compreenderão.A respeito do filme, creio que sua proposta é muito valida apesar das criticas, pois o mundo de Clannad se baseia justamente em "eventos dinamicos" e o filme oferece outro parâmetro para aqueles que acompanharam as duas temporadas da televisão.Como já dito Clannad entra para o Hall de animes memoraveis(tal como Saikano, em minha opinião) dado a primorosidade do roteiro e direção.Abraço aos de bem.

    ResponderExcluir
  7. Bem, pra não dizer que eu falo mal do filme sem ter visto ele antes, baixei esse filme e fui assistir...

    E sério, caí na risada nos cinco primeiros minutos.

    Não por causa do humor do filme e sim pelas coisas ridículas que eu estava presenciando! Esse filme é uma piada, caras, nem sem como conseguiram ver alguma coisa boa nele!

    Compará-lo com a versão Kyoani e com a Visual Novel(que eu também joguei) é falta de noção. Se alguém conseguiu gostar dessa coisa, deve-se analisá-lo separadamente, como uma obra paralela, porque, tanto personagens quanto história foram todos conturbados, sem exceção. Mas mesmo pensando dessa maneira, ainda achei o filme uma obra de drama sem graça, cujos personagens não têm um mínimo de carisma, personalidade e principalmente desenvolvimento.. Assim como o filme de Air e a tão mal-falada versão 2002 de Kanon, "Clannad, o filme" não passou de um maneira da Toei e da Key ganharem alguns trocados e, no caso dos dois filmes, chamar a atenção daqueles fãs que não gostaram ou não entenderam o final da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Respeito seu ponto de vista, mas como disse para ti em setembro'2012 (vide comentários acima). o filme foi lançado quando se corria a primeira temporada de Clannad. Não havia "como" assisti-lo por não ter entendido algum final de forma satisfatória...

      Entretanto, se estás a falar de quem assistiu ao movie recentemente por não ter compreendido After Story, acho muito errado. Ambos abraçam a paralelos bem diferentes (basta citar a pequena Okazaki Ushio como exemplo) para transcrever a história da obra, de modo que analisá-las de forma separada é realmente o mais indicado.

      Por fim eu vi carisma nos personagens deste movie em 2008, quando assisti à obra (legendada em inglês). O desenvolvimento foi acelerado como se fazia prever totalmente, mas não consigo desmerecer a Toei em tentar fazer algo mais decente visualmente (em comparação ao movie de Air e, principalmente, quanto à primeira versão de Kanon em 2002).

      E não tem como dizer que Clannad movie equipara-se (em qualidade no geral) à Clannad TV. Ao meu ver isto não tem muito sentido também...

      Até mais!

      Excluir
  8. Apenas imagino que o filme possa agradar mais àqueles que não tenham gostado de alguma coisa que aconteceu no decorrer do anime, algo que eu não consigo imaginar, pois gostei do mesmo do começo ao fim.

    Além daquela minha básica concepção de que não me importo de mudar ou resumir a história, mas mudar os personagens já é demais. Penso algo parecido do filme de Air TV também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Posso apenas conceituar novamente que, levando em consideração a data na qual o filme foi lançado (justamente quando a primeira temporada de Clannad estava em sua metade), muitos poderiam se sentir lesionados com tanto spoiler lançado em suas faces...

      Mas não foi o caso para mim, e me sinto contente por isso. O filme me agradou justamente no sentindo de "ter contado o universo de Clannad de um aforma diferente a da oficial", muito embora eu não tenha gostado nem um pouco do trabalho (ou a falta do mesmo) feito sobre alguns personagens, por parte da Toei.

      Até mais!

      Excluir
  9. N gostei do filme de clannad. A toei realmente fez um trabalho bastante ruim infelizmente. O problema em si é q clannad é um masterpiece, uma obra-prima. Eu estou aq e duvido q alguem faça um obra-anime-drama melhor q clannad/ clannad after story. falo isso pq adoro o genero e n vejo nada q chega aos pés da choradeira q foi o After.

    Achei interessante contudo oq a toei fez com a ideia do 'another world' ou como os fãs americanos chamam 'illusionary world' o transformando num mundo dos sonhos, cujo nagisa e tomoya podiam se interligar. tbm gostei da ideia mais realista q a toei tentou dar -- nagisa morrer no hospital por exemplo -- mas tudo se perdeu muito com a densidade zero de todos os personagens. digo q a historia era real, mas as pessoas nao 'existiam'. n vou poder explicar direito, mas acho q quem viu o filme vai notar q 'como nagisa teve tanta paciencia com o tomoya?' e por ai vai.

    abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Quando se fala em adaptação, e ter ainda que condensar uma história como a de Clannad em menos de duas horas de animação, realmente muita coisa acaba se perdendo e, em razão disto, os focos acabam, sendo outros.

      A Toei, dentre a animação de Kanon2002, o filme de Air e, neste filme Clannad, o estúdio conseguiu realmente fazer o seu melhor trabalho nas três obras citadas. Mas isto não significa muito quando em comparação com a série televisiva feita pela KyoAni, e quanto à isto devo realmente concordar.

      E sobre a paciência da Nagisa, para mim ela foi muito paciente com o Tomyoa tanto no filme quanto nos animes para a televisão...

      Mas Clannad é um universo que merece, até hoje, ser visto e dissecado mentalmente por todos, pois é uma obra deveras digna.^^

      Quanto ao universo dos animes de drama, lhe convido à visitar esta página e tirar as suas conclusões com o tempo, jovem Tassio: http://www.netoin.com/p/animes-de-drama.html

      Até mais!

      Excluir
  10. Cara (eu estou quase em 2022 comentando junto com pessoas de 2008)enfim eu gostei muito do filme ,claro que o anime é melhor porque é mais completo mas eu prefiro tratar o filme separado do anime porque ambos são ótimos mas varias coisas que se passam no anime não se passam no filme como por exemplo: A Fuko não aparece e personagens carismaticos que apareceram poucas ou nenhumas vezes ,como a Ryou ,kyou, Tomoyo ,Kotomi e entre outros... Eu trato as duas obras como ''realidades paralelas'' ou algo assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Caro Keiichi, devo dizer que analiso o filme de Clannad e o anime para televisão do mesmo mais ou menos de maneira parecida a tu.
      Com o passar dos anos, o meu apreço pelo filme de Clannad não diminuiu, mas tenho que admitir que, caso eu tivesse escrito este post agora, ele teria mais pontos de atenção a serem mostrados do que quando lancei este texto, em 2008.

      Agradeço pelo seu comentário e lamento a demora em respondê-lo.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!