Em pauta!

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Especial favoritos em animes - versão 2011!

Yoriko, de Da Capo: o top'10 está garantido em mais um ano...

Caro visitante, seja bem-vindo ao NETOIN!.

Gosto pessoal é, basicamente, uma opinião ( ou um grupo delas ) que cada um tem para expressar, ao seu melhor modo, desde aquilo que mais admira até aquilo que mais venha à odiar. Recentemente, foi publicado neste blog um texto tendo este assunto como temática ( clique aqui para visualizá-lo ), sendo que ele serve de porta de entrada para a proposta da postagem que está para se iniciar agora.

Nos dois anos anteriores à este, foi mostrado aqui no NETOIN! um pouco do gosto pessoal do blogueiro que aqui publica seus textos. Tratam-se de verdadeiros top's, onde se faziam mostrar obras e personagens que se destacaram para este humilde blogueiro, não apenas entre os títulos exibidos no ano corrente, como principalmente por tudo aquilo que foi visto em toda a própria vida.

Desta vez a temática voltará a tona, no formato similar ao mostrado em igual postagem publicada em outubro'2010. Não haverão verdades à serem ditas, nem tão pouco uma dosagem de mitideza se fará presente. Irá se tratar apenas de uma opinião pessoal, sob a qual poderá ser feita qualquer análise por você, amigo visitante.

À partir deste momento, estejas convidado à ver o top geral de animes e personagens dentro dos anseios deste humilde blogueiro, de acordo com tudo que já foi citado nos parágrafos anteriores. Boa leitura.

Top'5 - personagens

Shiomiya Shiori, de Kami Nomi zo Shiru Sekai.

Citar personagens que se encaixam no famoso escopo do gosto pessoal não é, necessariamente, uma tarefa complicada. Entretanto, é algo que demanda todo um ano à fio para ser analisado de forma apropriada. O grau de pesquisa ( e de dificuldade ) aumenta quando se envolve tudo que já foi visto na vida de alguém, sendo esta a temática deste texto.

Desta forma, faz-se apresentar aqueles personagens que se destacaram, sendo a base atualizada com tudo que foi visto ao longo de 2011. E o cartão de visitas se faz atribuir para a tímida e, de certa forma, medrosa Shiomiya Shiori, de Kami Nomi zo Shiru Sekai. Se em 2010 o quinto posto pertenceu a tsundere Kotobuki Nanase de Bungaku Shoujo, desta vez tal colocação fica com a bibliotecária mais carismática que este blogueiro já viu em um anime.

Um posto acima e aparece o protótipo, em tese, da filha perfeita para qualquer pessoa. Esta é a Kaga Rin de Usagi Drop. É difícil aparecer uma personagem que, logo de cara, consiga demonstrar à que veio e para que existe. E a Rin deu lições de moral ao soar do vento, mesmo sem querer, ao longo do anime do qual fez parte.

Kaga Rin, de Usagi Drop.

É chegado o pódio. E as apresentações ficam por conta da terceira colocada na preferência deste blogueiro, sendo ela a Sawatari Makoto de Kanon 2006. Ela forma um verdadeiro trio de ferro junto das outras duas personagens que estão à sua frente. E a Makoto é realmente especial. Seu arco em Kanon 2006 é bem emotivo, e a forma como ela encerra sua participação no anime é digna o bastante de um "até logo", bem carismático.

O vice deste ano passa a ser da Shindou Chihiro, vinda diretamente do sublime anime Ef - A Tale of Memories. Sua curta e frágil memória, sequela de um grave acidente sofrido quando mais criança, faz da Chihiro uma personagem mais do que especial: ela forma uma das essências mais poderosas do citado anime, junto de seu amado Asou Renji.

A medalha dourada passa a ser da Ichinose Kotomi, a menina inteligente do anime Clannad. Um verdadeiro gênio em potencial, pronta para uma conversa sucinta conduzida por sua voz fina e baixa. Além de sua beleza única, a Kotomi faz parte integrante daquele grupo de personagens que encanta à primeira vista, estando no top'5 deste blogueiro desde outubro'2007.

Ichinose Kotomi, de Clannad.

Deve-se ressaltar que existe uma sequência na preferência deste blogueiro. Após o top'5 ter sido formalmente apresentado, saibas que as outras personagens que formam o top'10 mesclam animes de diferentes gêneros e propostas mas que, em tese, trazem consigo aquelas personagens carismáticas e interessantes.

Neste caso, surgem os seguintes nomes: Taneshima Poplar, Testarossa Fate, Kotobuki Nanase, Tachibana Kanade e Yoriko. A Poplar e a Nanase estiveram no top'5 mostrado em 2010, mas cederam as suas posições ( como pôde ser visto parágrafos acima ). Nomes saíram da listagem, de um ano para o outro, ao passo que outros entraram por grande merecimento.

Antes que você se pergunte sobre personagens masculinos, saiba que eles podem até não aparecer na listagem principal, mas se fazem presentes logo abaixo da Yoriko de Da Capo. Este é o caso explícito de Casshern do anime Casshern Sins e do Kurogane de Tsubasa.

Top'5 - títulos

Mimi wo Sumaseba: honrarias estão à sobrar para esta animação...

E a vertente muda para os animes preferidos. De 1995 para cá, tal listagem já passou pelas mais variadas mudanças. Entre as mais recentes, convém destacar que Tenchi Muyo! já foi o anime preferido deste blogueiro ( entre 2001 e 2003 ). No ano de 2004 a primazia passou à ser de responsabilidade da barulhenta turma residente no Hinata-Sou, ou seja, do anime Love Hina, assim mantendo-se até 2006.

À partir do último ano citado, várias mudanças fizeram-se aparecer. Animes como Onegai Twins e Tsubasa Chronicle já estiveram na ponta, hoje resguardada a uma mesma obra, que ostenta o primeiro posto desde 2007. Antes de saber que anime é este, há tanto tempo a preferência maior deste humilde blogueiro, convém fazer citar os demais que compõem o top'5 pessoal.

Não para menos, os trabalhos iniciam-se com o quinto colocado, sendo este um filme. Sim, pois trata-se do belíssimo Mimi wo Sumaseba, que conta a história de uma garota que enfrenta um dilema pessoal sobre o seu futuro, além de passar pela experiência de se apaixonar pela primeira vez em sua vida. Um verdadeiro clássico da animação japonesa, datado do ano de 1995, que merece forte recomendação da parte deste blogueiro.

Ef - A Tale of Memories: três histórias de amor e confiança em doze episódios...

Uma posição acima e aparece o anime Usagi Drop, pertencente à terceira temporada de 2011. A história da pequena Rin e do Daikichi é extremamente chamativa e comovente em vários pontos. Um jousei digno, com pitadas na medida certeira de um slice-of-life bem produzido e de um drama da melhor qualidade. Não é uma obra animada para todos, infelizmente. Mas é um título de grande impacto que merece forte menção.

Inicia-se o pódio. Com ele, vem o terceiro colocado. E o anime Clannad After Story é o detentor de tal posição. Presente no top'5 desde 2009, este título merece ser aclamado como sendo a vertente perfeita de um ótimo anime de drama. Por mais que seu início seja de histórias envolvendo outros personagens, Clannad After Story passa à abusar do direito de explorar e de mostrar como se faz drama, digno o bastante para lágrimas e sorrisos aparecerem em sintonia e harmonia plena.

O segundo lugar fica com um anime que está no top'5 desde 2008. Este é Ef - A Tale of Memories, que não se cansa de aparecer de maneira oportuna nas lembranças deste blogueiro. Tratam-se de três arcos presentes, distintos entre si mas intimamente ligados na essência, que realçam o significado da palavra confiança e do que representa, verdadeiramente, o sentimento chamado amor. Um convite ao raciocínio, à atenção e a carga emocional quase certeira.

Kanon 2006: um anime que tende à marcar forte no coração...

De toda a forma, o primeiro lugar que se faz manter desde 2007 é de Kanon 2006. Um anime orquestrado pela competência da Kyoto Animation, tendo vindo diretamente da Key. Uma obra que contra um seleto e potente grupo de personagens, prontos para participar nos arcos presentes no anime e mostrar, de forma eficaz e quase única, o como que uma animação pode mostrar de tudo para todos. para se emocionar, refletir e guardar com carinho na memória.

Tal como feito anteriormente com os personagens, um top'10 de animes é também bastante plausível de ser citado, o que pode acabar contemplando títulos que já pareceram em tal listagem pessoal e também animações que se farão presentes pela primeira vez. Basta citar, como início dos trabalhos, que o sexto posto é a posição para a primeira temporada de Shakugan no Shana.

De maneira sequencial ( à partir do último anime citado ), aparecem: Bungaku Shoujo, Puella Magi Madoka Magica, Onegai Twins e Sister Princess. São obras que possuem também um forte apreço por parte deste humilde blogueiro, sendo também merecedoras de igual atenção.

Objetivamente

Clannad After Story: emoções à flor da pele...

Como já se fez citar na introdução desta postagem, este texto é de cunho restritamente opinativo. Em nenhum momento teve-se a intenção de se fazer mostrar algum tipo de "verdade absoluta e única", até porque cada pessoa possui as suas próprias preferências pessoais, que merecem ser respeitadas.

Este humilde blogueiro anseia por sua opinião nos comentários ( ou via e-mail do blog ), para que se possa existir um ambiente legal para troca de ideias. Partindo do pressuposto de que as possibilidades de diferenciação de top's serem quase infinitas, então as chances da conversa ser bem diversificada é proporcionalmente alta.

Fica aqui o convite registrado. E até o próximo texto de destaques pessoais deste blogueiro, em 2013!

[ made in NETOIN! ]

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

3 comentários:

  1. Muito legal o TOP, eu preciso assistir os animes que pegaram o primeiro e o segundo lugar algum dia.Btw se eu não te conhecesse eu pensaria que o Dr.Carlíro é um lolicon por causa do top xD eu viajo demais nos pensamentos as vezes.

    Eu adorei Clannad até hoje eu gosto bastante *-* um dos primeiros animes românticos e dramáticos que eu assisti,da uma nostalgia quando eu lembro desse anime,só não sei dizer se eu lembro de coisas boas ou ruins quando eu penso em Clannad :X

    Não acho que eu conseguiria fazer um top , eu sou muito inconstante e não gosto de ficar pensando nessas coisas.

    ResponderExcluir
  2. interessante: gosto muito dos anime citados (ja vi todos, ate o filme) é facil entender os critérios do CNeto ele gosta de sentimento (lição de moral e valores sociais) pelo top 5 dele, romântico/trama + vida real (nada magico/poder necessariamente falando) é facil entender o critério dele. (é um criterio comum entre meus amigos que Querem se apaixonar e ser correspondido @_@ n vou falar que é o caso)

    eu ja adoto como critério a obra mais completa (que tenha de tudo um pouco de maneira bem explorada) + o top dos gêneros que eu mais gosto(luta/poderes, romance/drama, mecha/guerra, psicológico/inteligente).

    (o melhor anime: Full Metal Alchemist, mecha/guerra: Code Geass, psico/int: Death Note, romance/drama: Karekano, Luta/poderes: Yuyu Hakusho)

    se repara bem vai ver que FMA tem bastante dos 4 gêneros citados, dai pq é o top 1 (o completo).

    karekano é o unico que entraria na mesma categoria do neto... ^^ sobre este genero eu falei um pouco no view de Clannad After Story e Toradora.

    ResponderExcluir
  3. Bungaku Shoujos lhe agradam muito, não, DOutor?
    Se fosse para citar Ef, eu gostaria de citar a série como um todo, incluindo Melodies, mesmo não gostando do arco do Kuze, acho que a história da Yuuko e do Yu, são muito relevantes para a personalidade atual de ambos e a maneira como eles dão conselhos aos personagens de Memories.

    Fiquei surpreso por Kanon ficar na frente de Clannad, mas isso é por gosto pessoal meu, então deixarei quiet, hehe.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!