Em pauta!

domingo, agosto 28, 2011

Análises em Geral - parte #35: sobre os mangás "Onegai Teacher" e "Onegai Twins"...

A fotografia de "Onegai Twins"...

Este humilde blogueiro costuma se prender à certos acontecimentos, até mesmo à certos momentos passados, para sustentar-se motivacionalmente no tempo presente e, assim, manter firme os propósitos pelos quais acredita. Nisso incluem-se os hobbies.

Utilize o parágrafo acima para definir, de uma forma direta, o sentimento atual nutrido por este blogueiro para escrever sobre duas obras publicadas no Brasil. Obras estas que, por mais que não sejam do gênero preferido de quem digita no momento este texto, estão entre os títulos preferidos como um todo.

Essas obras abraçam entre si gêneros como ficção científica, comédia romântica, um drama bem leve, ecchi e humor na medida. Talvez o modo como todos esses gêneros foram abrigados faça com que algumas pessoas tomam certa distância destas obras, da mesma forma que tal junção pode atrair fãs para esses títulos.

Amigo visitante, esteja convidado à conhecer um pouco sobre os títulos "Onegai Teacher" e "Onegai Twins", na versão mangá dos mesmos.

Analisando a família Onegai...

As edições de "Onegai Teacher".

As obras "Onegai Teacher" e "Onegai Twins" foram publicadas no Brasil em épocas bem distintas, mas pela mesma Editora ( a JBC ). No caso de Teacher a vinda para o solo brasileiro se deu em 2003. Quanto à Twins, a chegada ao Brasil foi em 2008.

Uma coisa à se ressaltar é o preço de capa das obras. Para a época em que foi publicada, "Onegai Teacher" tinha um valor considerado como mais elevado ( R$9,90 ). Por sua vez, "Onegai Twins" era R$2,90 mais barato que a obra predecessora. O número de páginas deve entrar, certamente, como justificativa.

As histórias destes títulos são conhecidas de longa data no meio animístico em geral. Se "Onegai Teacher" concentrava-se em uma história de amor entre a professora meio alienígena e um aluno terráqueo, contando com um trâmite sobre uma estranha doença ( clique aqui para ler a review do anime ), "Onegai Twins" partia do pressuposto da busca pela família, que envolvia três jovens que possuíam a mesma cor dos olhos ( veja a review da versão animada clicando aqui ).

A história de Twins pode ser melhor classificada como um tipo de pseudo-continuação da contada em Teacher. Até porque, a ambientação do dia-a-dia dos jovens Maiku, Miina e Karen se dá na mesma cidade onde ocorreram os acontecimentos envolvendo a professora Mizuho, o jovem Kei e demais personagens. Inclusive, os mesmos personagens que se fizeram presentes em Teacher apareceram também em Twins mas, desta vez, como coadjuvantes de toda a trama.

As edições de "Onegai Twins".

Caso você tenha tido a oportunidade de assistir aos animes de Teacher e de Twins, esteja ciente de que certos acontecimentos diferenciam muito na versão mangá dos mesmos, especialmente no que pode ser citado sobre "Onegai Twins". Para alguns, fica um certo sentimento de que o final do mangá de Twins poderia ter sido usado no anime. Contudo, leve antes em consideração o fato de que estas duas obras são exemplos de mangás que foram publicados após a exibição de seus respectivos animes, diferenciando-se neste aspecto da regra normal conhecida ( cita-se: primeiro o mangá, depois a sua versão animada com ou sem mudanças ).

Cabe aqui falar da qualidade dos desenhos presentes nestes mangás. É um traço em muito similar ao que pode ser visto nos animes destas obras. E isso não é um demérito. Por mais que o visual apresentando por ambas as obras tenha sido do agrado deste blogueiro, isso não significa que você tem de ter ( por obrigatoriedade ) a mesma visão da situação ao ler estes mangás.

A linguagem utilizada é clara e sem muitos segredos. O entendimento das histórias apresentadas em Teacher e em Twins vêm rapidamente à tona. Este é um fator que faz destas obras bem interessantes de se ler, pelo fato de serem diretas em seus pontos. Há um pouco de drama, muito de comédia romântica, um tanto de ficção científica ( especialmente em Teacher neste caso ) e aquela ambientação escolar tão convidativa.

Um outro ponto, que pode até ser taxado como um demérito ( por mais que para este humilde blogueiro não seja ), é o excesso do conhecido fator ecchi, especialmente em "Onegai Twins". Em Teacher esse fator fica muito reservado às situações protagonizadas pela Mizuho e pelo Kei, mas em Twins isso é expandido, levando até o jovem Matagu consigo ( se não viu o anime, esteja à par de que ele tem uma mudança de comportamento muito grande entre Teacher e Twins ).

Objetivamente

As edições brasileiras de "Onegai Teacher" e de "Onegai Twins".

A família Onegai ( como chamada por este humilde blogueiro ) possui os seus atrativos, mas os pontos negativos também estão presentes. As capas são básicas, porém bem feitas. O paginamento de ambas as obras é o já conhecido, especialmente por parte de quem compra muitos mangás publicados no Brasil pela JBC ( o que, para este humilde blogueiro, não é taxado na totalidade como um ponto negativo ).

As histórias são simples, porém chamam a atenção aos seus modos. A busca pela compreensão de um estranha doença em Teacher, e a curiosidade em saber sobre quem é parente de quem em Twins servem como ganchos perfeitos para a leitura destas obras.

Assim sendo, os mangás "Onegai Teacher" e "Onegai Twins" podem ser obras longe da perfeição, mas atendem muito bem aos seus propósitos. Desta forma, a leitura de ambas é recomendada. É bem verdade que adquirir exemplares novos em folha é complicado, mas os sebos estão aí para auxiliar nestas horas.

Boa leitura.

[ made in NETOIN! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!