Em pauta!

sábado, maio 14, 2011

Análises em Geral - parte #28: terminando "Elfen Lied" e iniciando "Kimi ni Todoke"...

Lucy... Hã... Desculpe, Nyu...

A estante ( se é que posso chamá-la assim ) do quarto deste humilde blogueiro ganhou mais um título de mangá que finalizou a sua publicação no Brasil. De igual forma, dois títulos que estão apenas no início de suas publicações começam a aparecer na referida estante...

O título encerrado mistura o conhecido "de tudo um pouco", com queda para um mundo pré-apocalíptico, onde a raça dominante ( o Homo Sapiens ) está perto de sua extinção por motivos criados pelos próprios humanos. Dos títulos que iniciam-se agora, um será aqui brevemente discutindo, onde o seu enredo baseia-se em um ambiente escolar, onde a protagonista faz valer a frase "o que importa está dentro da pessoa".

Encerrou "Elfen Lied". Como ficou a humanidade? E quanto à Lucy?

A coleção completa de "Elfen Lied".

Foi em junho'2010 que este blogueiro começou a comprar o mangá de "Elfen Lied" ( ver a postagem aqui ). Desde então, o que se pôde notar foi uma obra que, se por um lado não primou pela excelência em sua arte, por outro a fez com maestria em sua história.

Em "Elfen Lied", a raça dominante da Terra ( o Homo Sapiens ) pode estar perto de seu fim, graças à algo que esta mesma raça foi fortalecendo com o passar dos tempos. Seres chamados Diclonius podem representar a evolução do Homo Sapiens. Estes seres possuem uma força descomunal, propagada por seus braços extras chamados de vectores, que não são visíveis à olho nú, mas que matam e destroem com uma grande facilidade.

Muito da história dos personagens pode ser lida na review do anime ( clique aqui para acessá-la ). E aqui já se faz citar uma importante observação: a história no mangá vai muito além do anime. Um tom mais profundo passa a tomar conta dos eventos presentes na obra.

A síntese real de "Elfen Lied" pode ser melhor observada nas últimas três edições do mangá. Os tons de romance descompromissado e das passagens ecchi dão lugar a uma atmosfera mais hostil, com direito à eventos apocalípticos e drama em uma escala bem aceitável. Muito embora isso não signifique que o fator ecchi deixe de aparecer...

O sofrimento que alguns personagens passam durante a trama ( em especial o Kouta e a Lucy ) são dignos de nota. O final merece ser observado com atenção, por mais que ele possa não ser exatamente aquilo que muitos dos fãs da série esperassem ( partindo do princípio do "todo" que é contado durante as passagens da obra ).

Parágrafos acima foi citada brevemente a questão da arte do mangá. Em si ela não é feia, muito pelo contrário. Contudo, não é uma obra que tende à trazer lembranças quanto a um cenário espetacular ou a personagens incrivelmente detalhados.

Se tiver a oportunidade, veja você mesmo o mangá de "Elfen Lied", e faça a sua observação sobre a obra. Por parte deste humilde blogueiro, a experiência de leitura e de imersão na história foram muito positivas, o que faz com que o mangá de "Elfen Lied" seja recomendado.

Em "Kimi ni Todoke", as impressões inicias são boas...

A primeira edição brasileira do mangá "Kimi ni Todoke".

O mangá "Kimi ni Todoke" aterrissou em terras tupiniquins. A obra conta a história de uma jovem de nome Kuronuma Sawako. Ela é uma garota aparentemente normal, mas que passa medo às outras pessoas em sua volta, totalmente sem querer fazê-lo.

A Sawako possui uma aparência que lembra muito a de uma personagem de um conhecido filme ( "O Chamado" ). Graças a isso, a garota é facilmente ligada à assuntos sobrenaturais ou de tal linha de raciocínio pelos demais estudantes do colégio, tendo recebido ( ainda na época de ensino primário ) o apelido de Sadako ( o que justifica a ligação com o filme citado anteriormente ).

Fica fácil imaginar a personalidade da Sawako: uma jovem que procura socializar-se com os outros no seu meio de convivência, mas que esbarra em sua timidez e no preconceito que as pessoas tem com a sua aparência para conseguir realizar seu objetivo. A Sawako tem uma forte tendência à ficar se desculpando, e principalmente de ter conclusões precipitadas sobre os eventos que ocorrem ao seu redor.

Ela tem no jovem Kazehaya Shouta alguém a se espelhar, pois o rapaz é muito querido por todos. Além disso, o Kazehaya é o único que trata a Sawako como uma garota normal, o que faz aumentar a estima que a garota tem pelo rapaz. Você já notou do que se trata o mangá, certo!?

A obra é um shoujo mangá. Este humilde blogueiro viu com bons olhos a sua primeira edição. A arte é muito bem trabalhada, com um destaque todo especial para as mais diferentes expressões faciais da Sawako...

Além disso, não se fez observar ( na opinião deste blogueiro ) algo que atrapalhe na experiência de leitura da obra. De alguma forma, é uma história não muito distante da realidade de algumas pessoas ( dadas as diferenças ), e que poderá lhe agradar bastante.

Fica aqui um aviso: "Kimi ni Todoke" vai diretamente na raíz de uma historia shoujo, como se pôde notar parágrafos acima. A personagem principal, dadas as suas características, tende também a não ser bem vista por alguns.

Para este humilde blogueiro, esta obra é do agrado ( ao menos, a edição inicial está dentro do esperado ), e merece ser recomendada.

[ made in NETOIN! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!