Em pauta!

sábado, março 26, 2011

Análises em Geral - parte #24: considerações sobre o mangá de "Honey and Clover"...

A coleção completa...

Recentemente este humilde blogueiro finalizou a coleção do título "Honey and Clover". A estória foi concebida através da mente de Chica Umino, que colocou nesta estória muito de uma realidade que pode até fazer parte de sua vida, amigo visitante.

Contando com um total de dez edições ( com periodicidade bimestral ), "Honey and Clover" o convida amigavelmente a conhecer um pouco da vida de interessantes personagens, em parte estudantes universitários atrás de um sentido para as suas vidas.

Não se trata de uma busca ínfima atrás de uma razão para viver, e sim de planejamento de futuro. Tudo isso passando por temas certos para este mangá como amor, desejo, frustração, amizade, lição de vida, entre tantos outros.

Tal como descrito em oportunidade anterior à respeito da versão animada, "Honey and Clover" prende a atenção de uma forma muito natural. Em meio à personagens que transbordam da mais pura sensibilidade humana indo até o fator cômico absoluto, torna-se impossível não ter a mínima curiosidade em acompanhar ( edição após edição ) como que eles vivem em meio ao ambiente que os cercam.

A última edição, comprada na capital paulista.

Para falar do trabalho em si, obviamente a maior parte das palavras são de elogios. Há críticas à serem feitas, mas a obra propriamente dita é de grande aceitação e merecedora de créditos.

Este humilde blogueiro é muito suspeito para falar do nível de tradução da obra, mas não há ( de forma aparente ) erros grotescos ou abomináveis que mereçam citação. A linguagem está clara, direta. Entender o desenrolar do enredo não é nenhum problema, pelo contrário, acaba sendo uma experiência muito positiva.

A qualidade de impressão é a conhecida da maioria dos mangás publicados no Brasil. Tratando-se do mangá de "Honey and Clover", um trabalho bem feito. Contudo, uma das edições que este humilde blogueiro comprou ( edição nº9 ) apresentou falhas de impressão, onde praticamente 80% de quatro páginas estavam ilegíveis. Mas nada que tire, de um modo geral, as parabenizações à Editora Panini Comics/Planet Mangá, que trouxe este grande título ao nosso País.

Caso você esteja se perguntando se vale a pena adquirir este mangá, a resposta é um claro sim. Seja por sua estória, pela sua ambientação, pelos seus personagens e pelo seu desenvolvimento, "Honey and Clover" é um mangá mais do que recomendado.

[ made in NETOIN! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!