Em pauta!

domingo, junho 06, 2010

A última canção de amor deste pequeno planeta se faz entoar em "Saikano"!

O logo do anime "Saikano".

Vários tipos de animes já ganharam espaço aqui no "NETOIN!". Muito embora a maioria destes animes possuam o drama como alicerce principal, não significa em nada que outros gêneros já não tenham passado por aqui.

O que dizer, então, de um anime que possui uma boa dosagem de ficção, que ao mesmo tempo remete quem o assiste à um tipo de realidade não tão surreal assim? De fato, tal tipo de anime existe, e será aqui tratado mais adiante...

Esteja convidado à saber um pouco sobre "a última canção de amor deste pequeno planeta"...
Isto é "Saikano"!

Um grupo de coragem e...

A pequena Chise.

Um clima que une alegria e tristeza, de forma contundente e avassaladora. Em um ambiente hostil, que não consegue minar na sua totalidade o mais nobre dos sentimentos humanos: o amor. Para se trabalhar com tal linha de segmento, um grupo certo e distinto de personagens é fundamental.

Dois estudantes normais, que vivem em uma pequena cidade litorânea do Japão ( situada na ilha de Hokkaido, provavelmente próxima à cidade de Sapporo ), são os protagonistas de "Saikano": ela é a pequena e atrapalhada Chise, que por intermédio de uma amiga acaba namorando o sério e descuidado Shuuji.

Ambos acabam ficando juntos graças à Akemi ( a melhor amiga de Chise ) que também possui forte amizade com Shuuji, desde que os dois eram pequenos.

Shuuji e seu olhar sério de quase sempre...

Chise não é muito habilidosa, possui certa fraqueza em seu pequeno corpo e não tira boas notas. A única exceção que faz sobre o estudo está na disciplina História, onde a Chise simplesmente mostra não apenas gostar e admirar, mas sim entender profundamente da matéria. Mas esta garota é muito dócil e gentil.

Shuuji, por sua vez, é normal ao extremo. Não é um galanteador, mas sonha em ter uma namorada, por mais que seu primeiro amor jamais tenha sido correspondido. Muito embora se comporte como a maioria dos rapazes de sua idade, Shuuji demonstra ter um nível de responsabilidade acima dos demais.

O que espera por estes personagens citados ( e outros que se farão citar ), não é nada além de testes de vida, um atrás do outro em uma frenética velocidade...

Um ambiente hostil

O ataque sobre a cidade de Sapporo: um dos pontos-chave do anime.

Em "Saikano", o mundo está em colapso. Ao mesmo tempo em que Shuuji, Chise e Akemi vivem na normalidade ( ao menos aparente ), os governantes do mundo colocaram o futuro da humanidade em xeque, pois uma grande guerra está sendo desencadeada.

O anime não coloca em detalhes o que ocasionou o conflito armado, e fixa-se ( de forma grandiosa e acertada ) no dia-a-dia de um grupo de pessoas que precisam sobreviver em meio ao caos da guerra. Para o jovem casal Shuuji e Chise é teste atrás de teste, porém na vida e não na escola.

A pequena Chise, com o que sabe de melhor sobre História, sempre temeu o fim do mundo desde que era uma garotinha ( pois acreditava nas antigas profecias, além de alinhar o curso da história da humanidade ), mas nunca imaginou que faria parte de um provável período apocalíptico tão diretamente...

Chise, a arma definitiva!

Durante um passeio com seus colegas de classe, Shuuji viu a cidade de Sapporo ser atacada fortemente por uma nação inimiga do Japão. A perda de um de seus colegas mostra as reações mais realistas possíveis em um evento de tamanha magnitude.

Contudo, para Shuuji, o grande momento ainda estava por vir. Um estranho brilho surgiu nos céus de Sapporo, que em pouco tempo foi acabando, um por um, com os aviões agressores. E para a surpresa do rapaz, este brilho era a própria Chise, que é a arma definitiva.

A partir daí, o anime dá enfoque nas conseqüências deste ataque. Vários são os jovens que largam os estudos para irem à guerra, muitos inclusive por vontade própria, no anseio de vingar preciosas perdas pessoais.

Akemi e Shuuji: acredite, não há uma traição ocorrendo aqui...

Os tons sombrio e melancólico ganham a vez em "Saikano". Além do forte combate armado, a Terra responde à altura a má conduta humana com vários eventos naturais, como os terremotos que assolam a pequena cidade litorânea onde o Shuuji e a Akemi ainda se encontram, e onde a citada jovem é a protagonista de um dos momentos mais fortes do anime...

O que se faz mostrar em "Saikano" é a vontade de viver que move o Shuuji e a Chise para frente. E isso não se limita apenas aos dois protagonistas, por mais que o enfoque central seja realmente no conhecido casal.

Uma ficção alinhada com uma possível realidade...

Na foto, apenas lembranças de tempos felizes...

No progresso de "Saikano" nota-se a clara intenção de não intimidar ou de amedrontar quem o assiste, mas sim de mostrar as duras faces da guerra. Em si, o anime mostra tudo que pode ocorrer em um evento de tão elevada proporção, o mais próximo possível da realidade.

O fato da Chise ser um tipo de arma definitiva sugere, de certa forma, a corrida armamentista. Em tal processo, apenas o mais forte tende à sobreviver. Neste caso, a pequena Chise não está nem um pouco satisfeita em ser uma arma pois, além de poder acabar com cidades inteiras em poucos minutos, ela ainda desperta a fúria de muitos que vêem nela a razão da guerra existir, ou então de suas perdas por questão da própria guerra...

E o que dizer do amor, que tanto move o Shuuji e a Chise para frente? Trata-se de uma pequena fagulha de esperança em meio ao caos ascendente. Os dois dão, ao longo do anime, uma lição derradeira sobre o real significado desta palavra...

No que diz respeito à sobrevivência ( e na mais forte tonalidade da palavra ), "Saikano" dá uma bela lição em seus episódios finais. O homem domina a Terra, faz no mundo o que bem entender e ele, o homem, acaba definindo o seu próprio destino de forma única e irremediável...

Objetivamente

Chise e Shuuji, em um dos momentos de descontração.

Tempos de glória do estúdio de animação Gonzo. Em treze episódios lançados e transmitidos em 2002 ( e dois OVA's lançados em 2005 ), "Saikano" sintetizou muitas vertentes sobre o bem e o mal, mas não no básico mocinho versus bandido, e sim no poder do amor contra a intolerância humana.

O tema de abertura do anime cantada pela Yuria Yato ( "Koisuru Kimochi" ) é uma bela música. Os demais efeitos sonoros do anime acompanham bem a ambientação do título que, visualmente, é bem trabalhado ( porém aparentando certa simplicidade, mesmo em se tratando de uma produção de 2002 ).

O que mais se pode dizer sobre "Saikano"? Trata-se de um anime altamente recomendável, que se faz merecedor de sua atenção.

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Visite o site oficial de "Saikano", clicando aqui.
Veja o vídeo promocional de "Saikano" no Animax Brasil, clicando aqui.
Veja o vídeo promocional de "Saikano" no Animax Latino-Americano, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!