Em pauta!

domingo, setembro 21, 2008

Haru Matsuri'2008: sábado dia 20...

O MON, local que recebe o Haru Matsuri'2008 em Curitiba.

Uma tarde ao estilo do clima curitibano: nublada, fria, e com direito a uma insistente garoa. Contudo, o aspecto climático não foi suficiente para amedrontar quem pretendia ir ao Haru Matsuri'2008.

O festival, que iniciou-se na sexta-feira dia 19 de setembro, teve neste sábado seu segundo dia de realização. Para este blogueiro, a impressão deixada por este evento foi positiva.

Tem início aqui um breve relato sobre o que pôde ser visto no Haru Matsuri'2008, neste sábado dia 20.

Das pessoas e dos estandes...

Várias tendas fizeram a festa do pessoal.

Como foi mencionado no início deste texto, o clima frio não afugentou as pessoas do Haru Matsuri. E de fato, em certos momentos ( e em certos locais ), a concentração de pessoas era tamanha que quase não se podia andar sem esbarrar em alguém...

Muitos estandes se fizeram presentes. Os produtos vendidos eram os mais variados possíveis, indo desde pequenas lembrancinhas até vestimentas completas.

Hora de comer...

Quem queria adquirir um boton, uma faixa, uma camisa legal, um bonsai, um chaveiro com o neko-san, entre tantas outras coisas, podia fazê-lo tranqüilamente. Aliás, até estandes de redes bancárias e de uma concessionária de veículos podiam ser ali encontrados.

Torna-se desnecessário ressaltar que a área de alimentação recebeu visitantes em peso, literalmente. Diversas iguarias podiam ser ali apreciadas, desde doces até verdadeiras refeições completas.

Exemplos de belos trabalhos feitos com origami.

No entanto, os estandes com as famosas lembrancinhas chamavam a atenção pela diversidade do que era colocado à venda. Não que se trate de algo novo ou de uma novidade de impacto, mas sim pela quantidade do que era ofertado.

Algumas coisas eram caprichadas ao extremo. Um belo exemplo, na opinião deste blogueiro, eram os objetos feitos à partir da arte do origami. Até brincos haviam.

Chamou igualmente a atenção deste blogueiro a quantidade de pessoas vestidas "à caráter" neste Haru Matsuri.

Eventos...

A arte do kendô.

No palco principal ocorreram apresentações diversas, entre as quais a demonstração de kendô foi muito interessante.

O apresentador passava algumas informações sobre a arte do kendô, bem como sobre o seu modo de combate, a divisão do vestuário e o que valia ponto em uma luta oficial.

A arte com espadas.

O mesmo grupo que fez a apresentação de kendô mostrou também um pouco sobre a arte da luta com espadas, baseada no ataque e contra-ataque. Foi mostrada a utilização de duas espadas, sendo uma larga e uma curta, sendo uma boa demonstração desta arte.

A apresentação de cantores infanto-juvenis também mereceu destaque. Todos cantando no idioma japonês puro. Desnecessário ressaltar que sempre havia quem não se sentia à vontade na platéia, mas agradar à todos é complicado ( e não é de hoje )...

J-rock.

As bandas de J-rock também fizeram a sua parte. Fizeram a alegria de muitos que ali estavam na platéia, dada a batida e o modo como as músicas eram apresentadas. Diga-se de passagem, a expectativa foi retribuída...

O palco jovem teve de tudo um pouco, literalmente. Torna-se óbvio ressaltar aqui que o matsuri dance não podia deixar de ocorrer, deixando muitos que ali estavam bem satisfeitos.

O animequizz.

Partidas de video-game foram ali realizadas. Na opinião deste blogueiro, o destaque vai para o game de luta do anime "Bleach" ( no PlayStation2 ), atraindo uma boa quantidade de participantes.

O animequizz ali realizado mostrou que, enquanto algumas pessoas realmente entendem do universo anime e da cultura japonesa, outras passam distante de tal afirmação. Pelo menos, até então, jamais havia ouvido falar que Akira Toriyama havia ajudado no desenvolvimento do clássico "The Legend of Zelda" para SNES ( quando a resposta certa era "Chrono Trigger" )...

No que se refere à cosplay, os títulos com mais representantes eram "Bleach" e "Naruto". Contudo, animes como "Sakura Card Captors" e "Kanon" tiveram ali seus representantes. Infelizmente não tirei fotos, e se arrependimento matasse...

Objetivamente...

Um bom número de visitantes estiveram presentes no Haru Matsuri.

Este sábado foi muito proveitoso. O evento em si foi muito legal. Entretanto, trata-se apenas da realização de um de seus três dias ao todo.

Se tudo correr como planejado, no domingo dia 21 estaremos ali novamente...

[ made in NETOIN! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!