Em pauta!

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

A série "Higurashi" e sua intrigante estória...

Rena: a dupla personalidade da garota que possui o "modo "kawaii" e o exímio manejo de um cutelo.

Quando as cigarras choram - ひぐらしのなく頃に

A série "Higurashi", quando transmitida em 2006 no Japão, causou um certo alvoroço entre seus telespectadores.

O primeiro episódio de "Higurashi no Naku Koro ni" apresentou os personagens principais da série, e o começo de uma trama. A primeira cena antes da abertura demonstrou bem a história que iria se passar nesse anime. No entanto, tratava-se de uma trama "sem fim"...

Sem fim!?

Toda a estória desta série gira em torno de estranhos acontecimentos em uma pequena vila ( fictícia ) do interior japonês. Essa vila é Hinamizawa.

A população vive sob o temor da maldição de Oyashiro-sama, que ocorre sempre no Watanagashi, um festival local em adoração à ele. Segundo consta na vila, uma pessoa morre e outra desaparece durante o evento.

Além disso, Hinamizawa é comandada pelas três grandes famílias, sendo a de maior reputação a família Sonozaki ( não que esta reputação seja totalmente positiva ). As outras famílias são a Furude e a Houjou, sendo a última taxada de traidora por aceitarem um acordo para a construção de uma represa que acabaria com a vila.

Mas o anime não se prendeu nisso apenas. Na verdade, eventos simultâneos aos já citados também possuem impacto na estória. De certa forma, um evento é resultado de um outro e até ligado à outro, em um cálculo que chega à ser bizarro...

Rena, uma das principais personagens da série.

No avanço dos capítulos, fatalmente perguntava-se: "Como pode isso ter ocorrido, se foi de outra forma que aconteceu!?"

Os capítulos: divisórias e interligação simultâneos

Como o anime provém de um game para PC, muitas ramificações dentro da estória foram feitas. Isso induz à "n" possibilidades diferentes dentro da série "Higurashi". E são essas ramificações, cada qual situada dentro de um capítulo, que dão maior gás à série.

Tratam-se de oito capítulos, onde temos quatro que servem de perguntas, e quatro que servem de respostas. Além disso, existe o fascínio da procura do "melhor final".

A síndrome de Hinamizawa ( um dos pontos chave do anime ) foi muito explorada, ao lado de reviravoltas e importantes descobertas.

São os capítulos de pergunta: Onikakushi-hen , Watanagashi-hen, Tatarigoroshi-hen e Himatsubushi-hen. Seguem-se como capítulos de resposta o Meakashi-hen, o Tsumihoroboshi-hen, o Minagoroshi-hen e o Matsuribayashi-hen.

Dos oito capítulos, cinco se fizeram presente na primeira temporada de "Higurashi", e os outros três apresentaram-se na segunda temporada do anime.

Existem ainda os capítulos extras, o qual não existem em forma de animação.

A segunda série: "Higurashi no Naku Koro ni Kai"

O pessoal do clube: atividades e brincadeiras regadas à punição para os perdedores...

A segunda temporada ( "Quando as cigarras choram: Solução" ) tem o intuito perceptivo de "tapar" os buracos da primeira exibição do anime. Além de contar com os três capítulos restantes da trama, um novo capítulo foi feito pelo criador da série, especialmente para esta nova temporada.

A violência presente na primeira exibição desta série acabou por não se fazer presente na segunda temporada. Acredita-se que o alarde feito em algumas séries que tiveram episódios ou trechos dos mesmos censurados tenham contribuído para tal fato, vide exemplo de animes como "School Days" e "Myself; Yourself".

No entanto, a segunda temporada conseguiu prender a atenção de quem a assistia, pelo fato da exaustiva chegada a um culpado comum para todas as tragédias de Hinamizawa.

A Rena em seu famoso "modo kawaii". O alvo da vez é a Furude Rika. Uma frase: "Vou te levar para casa!"...


(...)

Em resumo, o anime é digno o bastante de ser assistido, por possuir uma trama forte e consistente, onde a diferença entre o certo e o errado não é nítida.

[ made in NETOIN! ]

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse aqui o site do anime.

25 comentários:

  1. Poxa... Já tinham me recomendado Higurashi simplesmente pelo mistério que é a série, mas depois desse comentário, já tô até na pressa de acabar o DVD q fiz da 1º temporada! E pensar que só falta o menu do DVD... *_*

    Realmente, quando eu vi uns "episódios soltos" de Higurashi, me pareceu estranho... Jurava que o anime acabava num ep, mas "recomeça" em outro, e com diferentes perspectivas e, como eu posso OUSAR dizer, "psicoses"...


    Excelente matéria, simplesmente!

    ResponderExcluir
  2. Olá, DeCyber!

    Realmente, a série "Higurashi" é um verdadeiro labirinto de possibilidades...

    Sou muito grato pelo seu feedback.
    Costumo escrever sobre as séries que termino de assistir, e um anime como esse não poderia ficar de fora, he...

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade eu vim aqui para aprender mais sobre esse anime ja tinha visto ele piurair mais nunca vi so resolveu ver hoje ... e não entendi .. foi nada entao a um pouco sobre algumas pesquisas e entendi um pouquinho

      Mas o anime e ótimo fique xocada !! :O

      Excluir
    2. eu nao entendo essee manime!!muiito confuso!por que do nada todo mundo quer matar ele???nao explica isso muito bem,tem uma razao especifica?

      Excluir
    3. Saudações

      Existe sim uma razão, que na verdade é bem simples, para as mortes que ocorrem no anime.

      A julgar pela sua pergunta, estás vendo o novo anime de Higurashi, certo? Se sim, aguarde que as respostas lhe serão dadas proximamente ao final da exibição desta obra.

      Saliento, porém, que tu está equivocado, se ao acaso pensar que apenas o Keiichi é o alvo para ser morto na série Higurashi.

      Até mais!

      Excluir
  3. realmente Higurashi é muito bom mesmo. Achei a primeira temporada melhor do que a segunda, dava bem mais suspense. Mas também nunca imaginei que a série terminaria daquela forma. Na primeira temporada passei muito tempo só para entender como cada um dos arcos se ligavam a outro, é foda eu usar tanto a cabeça num anime. Só espero que eles façam uma boa terceira temporada. Como a história principal já acabou, estou com um pouco de receio.
    De todo jeito, ótimo texto.

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro!

    Também tenho receio quanto a uma possível terceira temporada, pois o que tinha de ser mostrado, já foi.

    Só espero que mantenham a qualidade da série tal como merece.

    Grato pelo seu feedback e elogio ao texto.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Ok, tava só de passagem pelo blog, mas não posso ignorar os erros que tem nesse texto.

    1 - "um novo capítulo foi feito pelo criador da série, especialmente para esta nova temporada."

    Não, aquele arco filler não tem nenhuma relação com o Ryu. Foi a DEEN que fez ela.

    2 - "Hinamizawa é comandada pelas três grandes famílias, sendo a de maior reputação a família Sonozaki . As outras famílias são a Furude e a Houjou."

    As 3 familias que comandam Hinamazawa são Sonozaki, Furude e Kimiyoshi.

    3 - "Dos oito capítulos, cinco se fizeram presente na primeira temporada de "Higurashi", e os outros três apresentaram-se na segunda temporada do anime."

    6 na 1º e 2 na 2º.

    4 - "A violência presente na primeira exibição desta série acabou por não se fazer presente na segunda temporada. Acredita-se que o alarde feito em algumas séries que tiveram episódios ou trechos dos mesmos censurados tenham contribuído para tal fato"

    Mas os arcos restantes, Minagoroshi e Matsuribayashi, são realmente dois arcos sem muita violencia.

    5 - "Como o anime provém de um game para PC, muitas ramificações dentro da estória foram feitas."

    A série vem de uma Visual Novel para PC mesmo, mas ela não tem nenhuma ramificação. O jogo é dividido dessa maneira mesmo, acaba um arco você escolhe qual outro arco você quer ler.

    -----------------------------------------------------

    Bem, por mais que seja, eu não recomendo o anime.
    Os traços são bem porquinhos, principalmente na 1ºtemp.
    Além de que a adaptação não foi das melhores e muita coisa se perdeu(Até coisas para entendimento da história, vide o misterio das Gêmeas)

    ResponderExcluir
  6. Saudações


    RedFox, agradeço o seu comentário.

    Quanto aos erros, acredito que o policiamento deva existir de minha parte. Por tal razão, pretendo não [atualizar] esta review. Deixarei ela como está, justamente pela finalidade de traçar metas sempre constantes de melhora para o blog.

    Sei que não comentaste exatamente sobre o que dissertei mais acima, mas acho prudente e justo dar uma justificativa ou explicação.

    Quanto à recomendação negativa de sua pessoa, opiniões tem de ser divergentes para serem interessantes (ao menos, teoricamente).

    Em meu caso, a recomendação para se assistir as duas temporadas de Higurashi é total. Talvez o visual do anime atrapalhe em demasiado, mas não vejo este como sendo um fator que comprometa a qualidade do mesmo.

    A história, para mim, é fantástica ao seu próprio modo. Ressalto aqui que custei muito para assistir ao primeiro episódio deste anime mas, depois, percebi que era um certo [preconceito] de minha parte, e acabei gostando do que vi.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bro eu nao entedi esse anime,essa maldiçao é muito mal explicada,n tem motivo especifico pra ele querer ser morto?

      Excluir
    2. Saudações

      Sua dúvida foi - parcialmente - respondida - para evitar algo de spoilers - no comentário que tu fizeste mais acima deste, rapaz.

      Até mais!

      Excluir
  7. Anime bem ruim, muito meia boca nota 6 no máximo.
    Fã base que fica dando hype mas friamente vale pouco a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Bom, tenha em mente que esta é a sua opinião e avaliação que tens da obra, nobre.
      Só não concordo quanto ao contexto dado pelo "hype da fã base' que tu citaste.


      Até mais!

      Excluir
  8. O traço e a animação me incomodaram um pouco, mas vc se prende tanto à história que esquece destes detalhes. Assistindo pela Netflix e ansiosa em cada capitulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Eu entendo o desconforto que tu teve com o traço... Pois o mesmo é moe demais para uma história e ambientação tão sombrios...

      Até mais!

      Excluir
  9. Oi! Eu to no último arco da primeira temp! Ainda vou terminar pra depois ver a segunda,ainda não sei como tudo se junta,pq percebi que o que acontece no penúltimo arco da primeira acontece em outro da mesma temp(Kei Chan ligando pra M/Shion falando exatamente o que o satoshi falou um ano atrás,mas os dois arcos tiveram finais diferentes,esse penúltimo teve um final igual ao outro arco,oq me deixou mais mindblow ainda,Eu n sei se vou entender tudo,mas espero q sim! To amando mto o anime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Nobre, toda a primeira temporada de Higurashi tendem, unicamente, a mostrar os arcos e seus diferentes finais. É como se, hipoteticamente, cada arco fosse um anime independente entre si.

      Por sua vez, a segunda temporada terá outros arcos, mas trabalhados unicamente nas respostas às questões abertas na primeira temporada. Inclusive, o arco final lhe será deveras chamativo, sendo que acredito muito nisto.

      Até mais!

      Excluir
  10. Anime Muito bom um belo terror e suspense, E dificil de entender no começo mais depois vc percebe que em cada arco se passa como seria se cada um dos amigos fosse o assasino, Tipo em uma linha temporal diferente, tanto que botaram ate o protagonista de assasino pra dar aquele choque na pessoa,
    A animacao e fiel e deixa o clima bem de terror msm, o anime e um Gore pesado mesmo, Pra quem Gosta de anime desse tipo e uma boa Recomendaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Eu diria que Higurashi é um anime viciante, nobre, no bom sentido.

      Agradecido pelo seu comentário.

      Até mais!

      Excluir
  11. Uma coisa que eu nao entendi(spoiler)




















    Pq a rika apareceu adulta na frente da myon no último ep da segunda temporada? Como q ela fez isso, como q ela revivia apos a morte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      A resposta será cheia de spoilers... Mas ok.

      Nem a Rika, nem nenhum dos outros personagens, revive após a morte. Em Higurashi, cada arco é um ciclo, que pode ser melhor compreendido como uma história que possui início e fim, onde um ciclo não é continuação do outro.

      Isso não impede, porém, que o Mahebara Keichi comece a ter "recordações" de outros eventos, referentes justamente aos outros arcos. A Rika, presa em uma mesma linha temporal limitada em julho de 1983, aproveita esta oportunidade "dada" pelo Keichi para, enfim, ter um meio de sair desta verdadeira maldição.

      A Rika, adulta, é com a dita "maldição" desfeita, onde ele pôde enfim viver além daquele limitado período de julho de 1983.

      Até mais!

      Excluir
    2. Boa reflexão. Eu vou por essa linha de raciocínio.

      Excluir
  12. Eu tô amando!!! Adorei os esclarecimentos no texto. Estou terminando a Ni, primeira temporada. Nao to encontrando a segunda. Existe online em algum lugar confiavel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Bom saber que tu está gostando do anime, e que o texto lhe ajudou a esclarecer algumas dúvidas, nobre. Mas, infelizmente, não tenho comigo sites [confiáveis] que sirvam para assistir ao anime online.


      Até mais!

      Excluir
  13. Eu não entendi vou e nada todo mundo morre e depois volta da vida

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!